domingo, 2 de setembro de 2012

Calçada permeável (sustentável) - Ecopavimento


Trata - se é um pavimento permeável constituído de grelhas alveoladas de plástico reciclado que se caracteriza por permitir a passagem de água e ar. É, basicamente, uma calçada ecológica ou estacionamento ecológico. Tem um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, redução das ilhas de calor, recarga dos aqüíferos subterrâneos e manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca e controle da poluição do pluvial.
     O pavimento permeável suporta o peso do tráfego evitando a compactação da base permitindo a passagem de água e evitando a morte do sistema radicular de gramados, aumenta a evapotranspiração, diminuindo o calor urbano, aumenta a retenção de água da chuva evitando a poluição de rios pelo arraste de partículas e nutrientes por enxurradas. É uma gama de técnicas para a pavimentação de estradas, ciclovias, estacionamentos e calçadas que permite a infiltração da água em todo perfil do pavimento. Apesar de alguns materiais de pavimentação permeável parecerem quase indistinguíveis de materiais não porosos.


Como funciona?

Pavimento Permeável é um dispositivo de infiltração onde o escoamento superficial é desviado através de uma superfície permeável para dentro de um reservatório de pedras localizado sob a superfície do terreno. Os pavimentos permeáveis são compostos por duas camadas de agregados (uma agregado fino ou médio e outra de agregado graúdo) mais a camada do pavimento permeável propriamente dito. O escoamento infiltra rapidamente na capa ou revestimento poroso (espessura de 5 a 10 cm), passa por um filtro de agregado de 1,25 cm de diâmetro e espessura de aproximadamente 2,5 cm e vai para uma câmara ou reservatório de pedras mais profundo com agregados de 3,8 a 7,6 cm de diâmetro. A capa de revestimento permeável somente age como um conduto rápido para o escoamento chegar ao reservatório de pedras. O escoamento, neste reservatório, poderá então se infiltrado para o subsolo ou ser coletado por tubos de drenagem e transportado para uma saída. Assim, a capacidade de armazenamento dos pavimentos porosos é determinada pela profundidade do reservatório de pedras 2 subterrâneo (mais o escoamento perdido por infiltração para o subsolo). Classificam os pavimentos permeáveis basicamente em três tipos:

· pavimento de asfalto poroso;
· pavimento de concreto poroso;
· pavimento de blocos de concreto vazado preenchido com material granular, como areia ou vegetação rasteira, como grama.

A camada superior dos pavimentos porosos (asfalto ou concreto) é construída de forma similar aos pavimentos convencionais, mas com a retirada da fração da areia fina da mistura dos agregados do pavimento. Os blocos de concreto vazados são colocados acima de uma camada de base granular (areia). Filtros  geotêxteis são colocados sob a camada de areia fina para prevenir a migração da areia fina para a camada granular. não existem limitações para o uso do pavimento permeável, exceto quando a água não pode infiltrar para dentro do subsolo devido a baixa permeabilidade do solo ou nível alto do lençol freático for alto, ou ainda se houver uma camada impermeável que não permita a infiltração. Neste caso o pavimento permeável poderá ser utilizado como um poço de detenção, utilizando para isso uma membrana impermeável entre o reservatório e solo existente. O sistema de drenagem com tubos perfurados espaçados de 3 a 8m deve completar este dispositivo nesta situação. O sistema deverá prever o esgotamento do volume num período de 6 a 12 horas.

Utilização/aplicação

Os pavimentos permeáveis devem ser utilizados em obras e loteamentos novos com o objetivo de diminuir a sobrecarga na rede pluvial bem como evitar o transporte de poluentes aos corpos d’água.  Do mesmo modo devem ser incentivados em áreas consolidadas da cidade velha, auxiliando assim a reabilitação ambiental das bacias hidrográficas.
A capacidade de infiltração do solo original é fundamental para determinação da eficácia da técnica.
- O Ecopavimento, na função de estacionamento ecológico, pode ser aplicado em substituição a pavimentação em locais de trafego lento como:

*  estacionamento de empresas;
*  estacionamento de shoppings e supermercados;
* condomínios;
* estacionamento de igrejas;
* caminhos e pátios de escolas com maior retenção de agua;
* transito de carros de bombeiros
em todos os lugares
* acostamento de estradas;
* trilhas de parques, acesso de pedrestes;

Vantagens

Ecopavimento se difere dos sistemas de pavimento convencionais por apresentar melhor desempenho no ponto de vista ambiental, estético e econômico do que similares. Além de ser o pavimento permeável que menos acumula calor, com menor índice de reflexão.


 * Retenção da água da chuva na base e subsolo evitando redimensionamento da rede pluvial;
 
  * O pavimento permeável aumenta a filtragem e tratamento da água da chuva com retenção de sólidos em suspenção, fósforo, nitogênio e hidrocarbonetos;

   * Diminuição do calor urbano.

Desvantagens de pavimentação permeável

Pavimentos permeáveis são projetados para substituir áreas impermeáveis, e não para gerir águas pluviais das outras superfícies.  O uso desta técnica deve ser parte de um sistema global de gestão para águas pluviais, e não é um substituto para outras técnicas.
Além disso, em um evento de grande tempestade, o lençol freático pode subir e limitar a absorção pelo solo.

Locais não recomendáveis

Pavimento permeável pode não ser adequado quando a declividade do local for superior a 20 por cento. A chave é assegurar que a drenagem de outras partes de um site seja interceptada e tratada separadamente no local.

Clima

Clima frio pode apresentar desafios especiais quando necessário remover neve. No caso do Brasil, esta preocupação inexiste.

Custo

Algumas estimativas colocam o custo de pavimentação permeável  maior que a pavimentação do asfalto convencional. Usando pavimentação permeável, no entanto, pode-se reduzir o custo de canalização de águas pluviais e esta economia deve ser levada em conta em uma análise de custo. Além disso, os custos do impacto ambiental de não diminuir os volumes de águas pluviais no local e a poluição têm sido historicamente ignorados. A tendência, entretanto, é o rápido surgimento de novas regulamentações e leis que obrigam a retenção e tratamento de água pluvial no local de origem.

A longevidade e a manutenção

A durabilidade dos pavimentos permeáveis é compatível ou menor que os convencionais, dependendo do caso.

Tipos de pavimentação permeável


Instalação de pavimentos permeáveis não é mais difícil do que a do pavimento densa, mas tem diferentes especificações e procedimentos que devem ser rigorosamente respeitados. Nove diferentes famílias de materiais porosos de pavimentação apresentam vantagens e desvantagens distintas para aplicações específicas. Aqui estão alguns exemplos:

Concreto Permeável

Concreto Permeável é amplamente disponível, pode suportar o tráfego freqüentes, e é universalmente acessível. Depende da qualidade do instalador, do conhecimento e experiência.

Asfalto poroso

Asfalto poroso é misturado em usinas de asfalto convencional com agregados grandes que deixam porosidade. O asfalto permeável tem a vantagem de drenar a pista mais rapidamente.

Blocos de pedra com juntas abertas

Blocos de concreto ou pedra, com juntas abertas, sãoalternativas viáveis para pavimentação permeável bem conhecida.

Ecopavimento com agregado ou grama ou brita

Grelha plástica sem aglutinante preenchida com cascalho, é o material pavimentador mais permeável. Pode ser utilizados em estacionamentos, ciclovias, caminhos de parques etc. È o menor custo entre os pavimentos permeáveis.

Ecopavimento com grama

Ecopavimento com grama pode ser usado para estacionamento ocasional, como aquele em igrejas e estádios. A grelha plástica reforça a capacidade de suporte do piso. A transpiração da vegetação aumenta a evapotranspiração diminuindo o efeito ilha de calor.

Ecopavimento com agregados e resina.

O Ecopavimento pode ser utilizado com agregado de borracha de pneu aglutinado com resina. A resina é usada para permitir que cada partícula agregue a outra e ainda deixar espaço vazio para a água penetra. Uma superfície resistente e durável que é adequada para o tráfego de pedestres e veículos nas aplicações tais como caminhos, calçadas, estacionamentos e vias de acesso.

 Calçada permeável com grama






 Parte estrutural





 Calçada permeável com blocos de concreto poroso







 Fluxo de escoamento






 Calçada permeável com tijolos cerâmicos





 Calçada permeável com blocos de concreto poroso







 Camadas estruturais que compõe a calçada







Calçada permeável com mescla de materiais (concreto e grama)


Um comentário: