domingo, 26 de agosto de 2012

Modernização nas linhas de revestimento e acessórios

Hoje, temos no mercado uma infinidade de revestimentos para banheiro, para atender o erfil de cada consumidor e o tamanho do ambiente. Mercado que abrange desde revestimentos, porcelanatos e objetos para decoração, de cores e formatos diferenciados. Até as  pastilhas, que são mais utilizadas estão disponíveis em cores bem diferenciadas.




















Construção com garrafas pet

Olá pessoal,

Esta semana estava conversando com alguns amigos sobre uma casa um tanto quanto diferente que tem num bairro chamado Itapoera da barra (próximo a Barra do jucu). Ela é toda feita com garrafas pet, então, resolvi pesquisar sobre esta inovação.

Além de ser uma inovação um tanto quando ousada, também se trata de uma forma de reciclagem. Já que é de nosso conhecimento que estes tipos de garrafas demoram anos para se decompor no meio ambiente.


Cada dia que passa as pessoas mostram a sua criatividade.



Caso tenham o interesse de ver mais fotos, segue abaixo o link.

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=9626












sábado, 18 de agosto de 2012

Modificação de projeto - Casa anfíbia





Modificação do projeto


Com o passar do tempo o projeto foi modificado para que não houvesse mais estas  estrições e se tornasse um projeto mais seguro para seus habitantes. Os pesquisadores e coordenadores do projeto, acharam a solução do problema em uma de nanotecnologia da Espanha, a Acciona Infrastructures, especializada no uso da nanotecnologia para a fabricação de compósitos - os chamados nanocompósitos. Os nanocompósitos já são usados pela indústria aeroespacial, mas o grupo teve que desenvolver uma solução mais barata. O material básico é o EPS, ou poliestireno expandido, do mesmo tipo usado em embalagens. O poliestireno modificado é inserido entre várias camadas de plástico e concreto, o que permite criar grandes estruturas de suporte, tão grossas quanto necessário para suportar a casa que se deseja construir. Isso não apenas solucionou o problema da limitação do tamanho e peso, como reduziu o custo da casa anfíbia, cuja base flutuante agora é mais barata do que a solução inicial. 

Definições/ significados e curiosidades: Nanomateriais são materiais que possuem graus estruturais na ordem de 10-9m ou um nanômetro que é igual a um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metroO controle, manipulação e fenômenos da matéria à escala nanométrica, cujas propriedades diferem das observadas em maior escala, são objeto de estudo da nanociência e da nanotecnologia.


Descrição
Os nanomateriais apresentam propriedades especiais em virtude de sua escala nanométrica e são empregados em projetos de nanotecnologia. Variam quanto ao tamanho, composição química, forma e superfícieNanopartículas, nanoesferas e outros materiais nanoestruturados são nanomateriais de interesse por apresentarem aplicações em campos tão diversificados como a mecânica, a óptica, aeletrônica, a química e a bioquímicaOutro tipo de nanomateriais são os denominados nanocompósitos, formados pela união de dois ou mais componentes, sendo que em um deles as suas partículas possuem dimensões da ordem de nanômetros. Estas dimensões aumentam a interação entre a partícula e o meio, melhorando em muito algumas propriedades do nanocompósito em relação ao componente puro.

Função e limitações da casa anfíbia



Como funciona:
Na ocasião de uma enchente, a camada de plástico faz a casa inteira flutuar, como se fosse um barco, evitando que a água penetre e permitindo que a família permaneça em seu interior.

Limitações:

Como todo projeto o mesmo passou por uma série de pesquisas e o protótipo funcionou bem, mas o projeto apresentava limitações de tamanho e peso máximos da casa, que, se não fossem respeitados, fariam com que a casa perdesse a flutuabilidade e afundasse.

Casas anfíbias

Pessoal,

Na minha primeira jornada de pesquisas sobre as inovações da construção civil, descobri um projeto bem interessante de casas flutuantes, mais conhecidas como casas anfíbias. Alguns pesquisadores na Holanda, desenvolveram este projeto pelo fato deste país ter alta sensibilidade a qualquer elevação do nível das águas.
A fundação é composta de nada mais, nada menos do que múltiplas camadas de espuma plástica muito leve, com o concreto tradicional utilizado na alvenaria estrutural convencional.